Castrum

Por Marcelo Albuquerque

castrum foi o acampamento, estável ou provisório, de uma unidade do exército romano, como uma legião, em terras distantes. Possuía a forma retangular com muralhas ou palhiçadas com um fosso cavado pelos experientes engenheiros e soldados romanos. O termo castrum pode ser aplicado para obras civis com fins de proteção e para fins militares, em relação aos acampamentos. Conhecidos pelas suas atitudes práticas, os romanos variavam pouco as formas de construção, assegurando um padrão e agilidade em qualquer parte do território. Encontrado o local adequado para estabelecer o castrum, eram erguidas as tendas dos comandantes e tribunos, seguidos dos acampamentos das legiões. Entre as cidades fundadas a partir de um castrum encontram-se Bologna, Brescia, Como, Florença, Turim e Vicenza.

800px-Trier_Porta_Nigra_BW_1.JPG

Porta Negra em Tréveris (Trier). Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A9veris. Acesso em: 12 set. 2016.

800px-DevaMinervaPlan(bq)

Modelo da fortaleza legionária de Deva na Grã-Bretanha. Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Castrum. Acesso em: 12 set. 2016.

Entre as ruas internas de um castrum, estavam as duas mais importantes: a Cardo Maximus e a Decumanus Maximus, que se cruzam no pretório (pertencente ao comandante), conectada aos quatro portões do acampamento.  São consideradas também contribuições etruscas na engenharia urbana romana (ver A cidade Etrusca). Havia a possibilidade do cardo maximus e decumanus maximus não se encontrarem no centro da cidade, mas em uma posição mais lateral, como em Pompeia e Turim.

Continue a leitura adquirindo o livro ou e-book completo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: