eatrtPor Marcelo Albuquerque

O odeon é um edifício de origem grega, destinado a eventos menores, geralmente musicais e poéticos. Eram edifícios cobertos de tamanho modesto, porém alguns alcançavam grandes tamanhos.

547px-OdeonofagrippaAthensSitePlan

Planta do odeon de Agripa de Atenas. 15 a.C. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Od%C3%A9on_(%C3%A9difice). Acesso em: 12 fev. 2017.

Em Roma destaca-se um pequeno edifício, na colina do Esquilino, chamada de auditório de Mecenas. Cilnio Gaius Maecenas (68 a.C.- 8 a.C.) foi um conselheiro influente do imperador Augusto e grande patrocinador de artistas, derivando de seu nome o termo “mecenato”, aquele que fomenta e patrocina as artes. Mecenas formou um círculo de intelectuais e poetas como Horácio e Virgílio, de forma a apoiar o regime de Augusto e divinização de sua imagem. O auditório está no local de seus famosos jardins, próximo às antigas Muralhas Sérvias. O edifício preservado foi, provavelmente, utilizado como um local para refeições e entretenimento.

SAM_1690.JPG

Teatro ou auditório de Mecenas, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Teatro ou auditório de Mecenas, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

Outras importantes estruturas bem preservadas são o anfiteatro, o teatro e o odeon de Pompeia, porém estes serão vistos nos comentários sobre esta cidade.

Vista externa do anfiteatro de Pompeia, com as arcadas cegas da fachada muito bem preservadas e sua peculiar escadaria de acesso às arquibancadas. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.