Por Marcelo Albuquerque

O Templo hexastilo de Antonino e Faustina, na Via Sacra do Fórum Romano, ainda conserva as colunatas e parte de seu entablamento original. Foi transformado na igreja de San Lorenzo in Miranda, por volta do século VII, o que acabou por ajudar a preservá-lo. Acredita-se que São Lorenzo tenha sido martirizado nesse local. O templo foi construído em 141 pelo imperador Antonino Pio e era inicialmente dedicado à sua falecida e deificada esposa, Faustina. Antonino foi deificado depois de morrer em 161, e o templo foi rededicado ao casal por Marco Aurélio. A igreja foi reconstruída no estilo barroco em 1602, com projeto de Orazio Torriani, ocupando a cella do templo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

O edifício possui um alto podium construído com concreto romano e grandes blocos de tufo vulcânico (peperino). Possui dez colunas coríntias monolíticas no pórtico, com cerca de dezessete metros de altura. O que chama nossa atenção é a integração da nave da igreja dentro da cela, e a fachada barroca dentro do pórtico romano, com seu proeminente frontão quebrado, causando, num primeiro momento, certo estranhamento, mas que, com o tempo, podemos contemplar mais esse exemplo de costumes passados que integravam ruinas a estruturas contemporâneas. A escadaria da fachada frontal, mesmo após sucessivas restaurações, ainda conserva sua estrutura original de concreto romano na forma de um semiarco, construído na época através do formas e escoramentos de madeira. No centro da escadaria, encontra-se um altar (ara).

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A mais antiga das duas inscrições dedicatórias diz DIVO ANTONINO ET DIVAE FAUSTINAE EX S.C., que significa “Ao divino Antonino e à divina Faustina por decreto do Senado”. Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Detalhe da escadaria da fachada frontal. Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Detalhe do friso do entablamento decorado com guirlandas, grifos e instrumentos de sacrifício. Templo de Antonino e Faustina, Roma. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

518px-Temple_of_Antoninus_and_Faustina_3D.jpg

Reconstrução 3D do Templo de Antonino e Faustina. Fonte: Wikipédia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Temple_of_Antoninus_and_Faustina. Acesso em: 03 mar. 2017.