Por Marcelo Albuquerque

Denomina-se fórum o centro administrativo das cidades romanas, grandes ou pequenas, que possuíam em sua extensão os principais edifícios públicos administrativos, religiosos, comerciais e sociais. Na cidade planejada romana, as principais vias, chamadas de cardus maximus e decumanus maximus, se cruzavam nos fóruns, geralmente. Como Roma não foi uma cidade planejada e fundada em um único momento, ela não possui o cardus maximus e decumanus maximus em seu fórum principal[1]. Remetem às ágoras e acrópoles gregas, diante de suas funções, e antecedem as piazzas da Itália medieval (Siena, Florença, etc.).

2017-forum-romano-joseph

Fórum Romano. A partir da pintura O Martírio de Santa Inês, de Joseph Désiré Court, 1864. Óleo sobre tela, 498 x 812 cm. Marcelo Albuquerque, 2017.

O Fórum Romano, coração da república e do império, era formado pela junção de outros fóruns que eram acrescentados pelos sucessivos imperadores. Os principais fóruns de Roma eram o Fórum Romano Republicano, Fórum de Júlio, Fórum de Augusto, Fórum de Nerva e o Fórum de Trajano. Recebiam desfiles triunfais e eram cenário de festas religiosas, profecias e discursos políticos e judiciais. Historicamente, era o ponto de encontro da comitia curiata, grupo composto pelos homens adultos de Roma, que se reuniam e formavam uma assembleia onde as diferentes divisões eleitorais republicanas votavam. Atrás fica o Senado e a Cúria.

forum-romano-aereo

Fórum Romano. Fonte: Google Earth, 2017.

O desenvolvimento da cidade de Roma é marcado por grandes obras de engenharia. A Cloaca Maxima antecipou os esgotos modernos, promovendo a evacuação nas ruas e drenagem dos pântanos entre as colinas de Roma, local do Fórum Romano. Templos da deusa da febre, em Roma, indicavam a gravidade das doenças contagiosas. Essa grande obra data dos tempos do rei Tarquínio Prisco, que também foi responsável pelo início da edificação do templo de Jupiter Optimus Maximus, no Capitolino, e do Circus Maximus, no vale entre o Palatino e o Aventino.

040227_tevere16cloacamaxima

Cloaca Maxima, no Fórum Boário, Roma. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Cloaca_Maxima. Acesso em: 10 jan. 2017.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano ao cair da noite. Destaque para o pórtico iluminado do Templo de Saturno, no primeiro plano. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Destaque para o pórtico do Templo de Castor e Polux, no primeiro plano, as fundações do Palatino à direita, e o Arco de Tito, à esquerda. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

As basílicas compõem as principais estruturas dos fóruns. Funcionavam como tribunais de justiça, bibliotecas e locais de reuniões do Estado. Será, futuramente, a estrutura adotada pelo catolicismo como local do culto cristão. Mais adiante veremos com maiores detalhes as basílicas romanas e sua persistência na arquitetura, da Idade Média aos dias de hoje.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Fundações da Basílica Julia. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Fundações da Basílica Emília, com a Cúria ao fundo. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

map_of_downtown_rome_during_the_roman_empire_large

Planta dos fóruns imperiais. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Romano. Acesso em: 17 set. 2016.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Via Sacra. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Principais estruturas e seus respectivos nomes. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Principais estruturas e seus respectivos nomes. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

Durante o Império, outros fóruns foram erguidos para sustentar a crescente burocracia romana e o aumento populacional. O Fórum de Augusto acolhia um templo dedicado a Marte Ultore (Marte Vingador), em honra à vingança de Augusto contra os inimigos e assassinos de César, em especial às batalhas de Filipos e Accio, contra Marco Antônio e Cleópatra. O templo foi inaugurado 40 anos depois, em 2 a.C. O Fórum de Nerva, ou Transitório, possuía um templo dedicado à deusa Minerva, adjacente ao Fórum de Augusto. O Fórum de Trajano foi o maior de todos os complexos. Esses fóruns serão detalhados adiante nos comentários sobre as dinastias imperiais.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fórum Romano. Projeções noturnas nos fóruns de Augusto e Nerva. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

[1] Sobre o cardus maximus e o decumanus maximus, será dedicado mais adiante comentários sobre os mesmos.