Casa do Poeta Trágico

Por Marcelo Albuquerque

A Casa do Poeta Trágico possui, no vestíbulo, um famoso mosaico com a figura de um cachorro, com as inscrições CAVE CANEM, ou seja, “cuidado com o cachorro”. O triclínio é decorado com ricos afrescos no quarto estilo, e cada uma das três paredes contém painéis amarelos separados por cenas de arquiteturas fantásticas acima de um friso inferior preto. Nos painéis centrais em cada parede estão grandes cenas mitológicas, incluindo a de Teseu embarcando e deixando Ariadne para trás. Os painéis exteriores contêm as estações representadas por figuras flutuantes. Um dos mais famosos afrescos de Pompeia, oriundo da Casa do Poeta Trágico, representa o sacrifício de Ifigênia, filha de Agamenon e Clitemnestra, que foi oferecida em sacrifício a Artêmis, a fim de que uma saída favorável fosse concedida à frota grega para a expedição contra Tróia. Parte dos afrescos da Casa do Poeta Trágico foi removido para o Museu de Nápoles.

House of the Tragic Poet - plan.jpg

Planta da Casa do Poeta Trágico. Fonte: AD79. Disponível em: https://sites.google.com/site/ad79eruption/pompeii/regio-vi/reg-vi-ins-8/house-of-the-tragic-poet. Acesso em: 17 set. 2016.

Na figura acima, podemos localizar as seguintes áreas: (a) lojas, (b) fauces e vestíbulo, (c) átrio, (d) quarto do porteiro, (e, i, l, m, n) cubiculum, (f) adega, (g) alas, triclínios, (h) tablinum, (j) peristilo, (k) lararium, (o) cozinha e latrina, (p) triclínio, (q) posticum – entrada secundária.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: mosaico do vestíbulo com a figura de um cachorro escrito CAVE CANEM, porém pouco visível devido ao acúmulo de poeira. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

800px-cave_canem2.Casa do Poeta Trágico: mosaico do vestíbulo com a figura de um cachorro escrito CAVE CANEM. Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Cave_canem. Acesso em: 17 set. 2016.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: cubiculum. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: átrio. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: peristilo fotografado a partir do posticum, a porta secundária de entrada, nos fundos, pois a entrada principal fica isolada devido ao mosaico do cachorro. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: lararium no peristilo. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa do Poeta Trágico: triclínio decorado com painéis amarelos no quarto estilo, com arquiteturas fantásticas. Ao centro, cena de Teseu e Ariadne. Foto: Marcelo Albuquerque, 2015.